O Código "Q"


Em todos os serviços de telecomunicações são utilizadas as séries de QRA a QUZ (serviço de radioamador). 
A série de uso exclusivo no serviço aeronáutico compreende os códigos de QAA a QNZ e no serviço marítimo, os códigos de QOA a QQZ.
A tabela abaixo identifica os códigos Q utilizados no Serviço de Radioamador e as respectivas perguntas e respostas que os caracterizam.
NOME
QRAQual é o nome de sua estação? (indicativo)O nome de minha estação é ...
   
ROTA
QRDAonde vai e de onde vem?Vou a ... e venho de ...
   
POSIÇÃO
QRBA que distância aproximada você está de minha estação?A distância aproximada entre nossas estações é de ... milhas náuticas (ou ... Km)
QTHQual é a sua posição em latitude e longitude (ou de qualquer outra indicação)?Minha posição é ... de latitude e ... de longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)
QTNA que horas saiu de ...(lugar)?Saí de ... (lugar) às ...horas
   
QUALIDADE DOS SINAIS
QRIComo é a tonalidade de minha emissão?A tonalidade de sua emissão é:
1 - boa
2 - variável
3 - ruim
QRKQual a clareza dos meus sinais (ou de ...)?A clareza dos seus sinais (ou sinais de ...)
1 - ruim
2 - pobre
3 - razoável
4 - boa
5 - excelente
   
INTENSIDADE DOS SINAIS
QRODevo aumentar a potência do transmissor?Aumente a potência do transmissor
QRPDevo diminuir a potência do transmissor?Diminua a potência do transmissor
QSAQual intensidade de meus sinais (ou dos sinais de ...)?A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de) é:
1 - apenas perceptível
2 - fraca
3 - satisfatória
4 - boa
5 - ótima
QSBA intensidade de meus sinais varia?A intensidade de seus sinais varia
   
MANIPULAÇÃO
QRQDevo transmitir mais depressa?Transmita mais depressa (... palavras por minuto)
QRREstá pronto para operação automática?Estou pronto para operação automática transmitida a ... palavras por minuto
QRSDevo transmitir mais devagar?Transmita mais devagar (... palavras por minuto)
QSDMinha manipulação está defeituosa?Sua manipulação está defeituosa
   
INTERFERÊNCIA
QRMEstá sendo interferido?Sofro interferência:
1 - nula
2 - ligeira
3 - moderada
4 - severa
5 - extrema
QRNEstá sendo perturbado por estática?Estou sendo perturbado por estática?
1 - não
2 - ligeiramente
3 - moderadamente
4 - severamente
5 - extremamente
   
AJUSTE DE FREQÜENCIA
QRGQual é a minha freqüência exata ou (freqüência exata de ...)?Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é ... KHz (ou ... MHz)
QRHMinha freqüência varia?Sua freqüência varia
QTSQuer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (em ... KHz) (ou ... MHz)?Vou transmitir meu indicativo chamada para sintonizar ou para que minha freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) (em ... KHz) (ou ... MHz)
   
ESCOLHA DE FREQÜÊNCIA E/OU CLASSE DE EMISSÃO
QSNEscutou-me (ou...(indicativo de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)?Escutei-o (ou ...(indicativo de chamada em ... KHz) (ou ... MHz)
QSSQue freqüência de trabalho você usará?Usarei a freqüência de trabalho de ... KHz (normalmente basta indicar os três últimos algarismos da freqüência)
QSUDevo transmitir ou responder nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo)?Transmita ou responda nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) (com emissões do tipo ...)
QSVDevo transmitir uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou...MHz)?Transmita uma série de V nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz)?
QSWVai transmitir nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) com emissões do tipo?Vou transmitir nesta freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz) (com emissões do tipo ...)
QSXQuer escutar a ... (indicativo(s) de chamada) em ... KHz (ou ... MHz)?Estou escutando a ... (indicativo(s) de chamada) (em ... KHz) (ou ... MHz)
   
MUDANÇA DE FREQÜÊNCIA
QSYDevo transmitir em outra freqüência?Transmita em outra freqüência (ou em ... KHz) (ou ... MHz)
   
ESTABELECENDO COMUNICAÇÃO
QRLVocê está ocupado?Estou ocupado (ou estou ocupado com ...) favor não interferir
QRVEstá preparado?Estou preparado
QRXQuando me chamar novamente?Eu o chamarei novamente às... horas, em ... KHz (ou ... MHz)
QRYQual é minha ordem de vez. (Refere-se a comunicações)?É número... (ou de acordo com qualquer indicação (refere-se a comunicações)
QRZQuem está me chamando?Você esta sendo chamado por ... (em ... KHz) (ou ... MHz)
QSCSua embarcação é de carga?Minha embarcação é de carga
QSRDevo repetir a chamada na freqüência de chamada?Repita a chamada na freqüência de chamada não ouvi você (ou há interferência)
QTQPode comunicar-se com minha estação por meio do Código Internacional de Sinais?Vou comunica com sua estação por Código Internacional de Sinais
QUEPode usar telefonia em...(idioma) por meio de intérprete, se necessário, se possível, em quais freqüências?Posso usar a telefonia em ... (idioma) em ... KHz (ou ... MHz)
   
HORÁRIO
QRTDevo cessar a transmissão?Cesse a transmissão
QTUQual é o horário de funcionamento de sua estação?O horário de funcionamento de minha estação é de ... às ... horas
   
CONTAS
QRCQue organização particular (ou administração estadual) que liquida as contas de sua estação?A liquidação das contas de minha estação está sob o encargo da organização particular (ou da administração estadual)...
QSJQual a taxa a ser cobrada para... incluindo sua taxa interna?A taxa a ser cobrada para ... incluindo minha taxa interna, é ... francos
   
TRÂNSITO
QRWDevo avisar a ... que você o esta chamando em ... KHz (ou ... MHz)?Por favor, avise ... que o estou chamando (em ... KHz) (ou ... MHz)
QSOPode comunicar-se diretamente (ou por retransmissão com ...)?Posso comunicar-me diretamente (ou por intermédio de ...) com ...
QSPQuer retransmitir gratuitamente ...?Vou retransmitir gratuitamente a ...
QSQHá médico a bordo (ou está ... (nome da pessoa a bordo)?Há médico a bordo (ou ... (nome da pessoa está a bordo)
QUATem notícias de ... (indicativo de chamada)?Envio notícias de ... (indicativo de chamada)
QUCQual é o número (ou outra indicação) da última mensagem que você recebeu de mim (ou de ... (ou de ... (indicativo de chamada da estação móvel)?O número (ou outra indicação) da última mensagem recebida de você (ou de indicativo de chamada) é ...
   
TROCA DE COMUNICAÇÕES
QRJQuantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar?Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar
QRUTem algo para mim?Não tenho nada para você
QSGDevo transmitir ... telegramas de uma vez?Transmita ... telegramas de uma vez
QSI NÃO CONSEGUI INTERROMPER sua transmissão ou informe o ... (indicativo de chamada que não consegui sua transmissão (em ... KHz) (ou ...) MHz)
QSKPode ouvir-me entre seus sinais em caso afirmativo, posso interromper sua transmissão?Posso ouvi-lo entre meus sinais, pode interromper minha transmissão
QSLPode acusar recebimento?Acuso recebimento
QSMDevo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)?Repita o último telegrama que você enviou para mim (ou telegrama número(s))
QSZTenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez?Transmita cada palavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes)
QTADevo cancelar o telegrama número ...?Cancele o telegrama número...
QTBConcorda com minha contagem de palavras?Eu não concordo com sua contagem de palavras vou repetir a primeira letra OU DIGITO DE CADA PALAVRA DO GRUPO:
QTCQuantos telegramas tem para transmitir?Tenho ... telegramas para você (ou para ...)
QTVDevo fazer a escuta por você na freqüência de ...KHz (ou ... MHz) (das ... às ... horas)?Faça a escutar por mim na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) (das... às ... horas)
QTXQuer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que eu o avise (ou até às... horas)?Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você, até que avise (ou até às ... horas)
   
MOVIMENTAÇÃO
QREA que horas pensa chegar a ... (ou estar sobre ... (lugar)?Penso chegar a ... (lugar) (ou estar sobre ...) às ...horas
QRFEsta regressando a ... (lugar)?Estou regressando a ... (lugar) ou regresse a ... (lugar)
QSHVocê é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico?Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico
QTIQual é o seu rumo VERDADEIRO?Meu rumo VERDADEIRO é ... graus
QTJQual é sua velocidade (refere-se … velocidade de um navio ou aeronave com relação … água ou ar, respectivamente)?Minha velocidade é de ... nós (ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres por hora) (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente)
QTKQual é a velocidade de sua aeronave com relação … superfície da terra?A velocidade de minha aeronave com relação à superfície da terra é de ... nós ou ... quilômetros por hora ou ... milhas terrestres
QTLQual é o seu rumo VERDADEIRO?Meu rumo VERDADEIRO é ... graus
QTMQual é seu rumo MAGNÉTICO?Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus
QTNA que horas saiu de ... lugar?Saí de ... lugar às ... horas
QTOJá saiu da baía (ou porto)?
Ou Já decolou?
Já saí da baía (ou porto)ou
Já decolei
QTPVai entrar na baía (ou porto)?ouVai pousar (ou ...)?Vou pousarouVou entrar na baía (ou porto)
QUGSerá forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)?Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)
QUJQuer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)?O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ‚ ... graus às ... horas
QUNSolicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...)) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade?Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ...
   
METEOROLOGIA
QUBPode dar-me, na seguinte ordem informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície, visibilidade, condições meteorológicas atuais, quantidade, tipo e altura da base da nuvem sobre a superfície em ... (lugar de observação)?Envio as informações solicitadas:
(As unidades usadas para velocidade e distância deverão ser indicadas)
QUHQuer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)
QUKPode me informar a condição do mar observadas em ... (lugar ou coordenadas)?O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...
QULPode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)?As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ...
   
RADIOLOCALIZAÇÃO
QTEQual é a minha orientação verdadeira com relação a você?
ou 
Qual é a minha orientação verdadeira com relação a ... indicativo de chamada?
ou
Qual é a minha orientação verdadeira ... (indicativo de chamada) com relação … ...(indicativo de chamada)?
Sua orientação verdadeira com relação a mim é ... graus às... horas
ou
Sua orientação verdadeira com relação à ... (indicativo de chamada) era de ... graus às... horas
ou
A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ...(indicativo de chamada) era de ... graus às ... horas
QTFQuer indicar a posição de minha estação de acordo com orientações radiogoniométricas que você controla?A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que eu controlo era ... latitude ... longitude (ou outra indicação)
QTGQuer transmitir 2 traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ...KHz) (ou ... MHz)?
ou
Quer pedir a ... para transmitir 2 traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)?
Vou transmitir 2 traços de 10 segundos cada seguidos por indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)
ou
Pedi a ... para transmitir 2 traços de 10 segundos seguidos de seu indicativo de chamada (repetido ... vezes) (em ... KHz) (ou ... MHz)
   
SUSPENSÃO DO TRABALHO
QRTDevo cessar a transmissão?Cesse a transmissão
QUMPosso recomeçar tráfego normal?Pode recomeçar tráfego normal
   
URGÊNCIA
QUDRecebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?Recebi o sinal de urgência transmitido por ...(indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUGSerá forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)?Sou forçado a pousar (amerrissar ou aterrissar)
QUFRecebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUHQuer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?A pressão barométrica atual ao nível do mar é ... (unidades)
QUISuas luzes de navegação estão acesas?Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJQuer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar … você (ou ...)?O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) é ... graus às ... horas
QUKPode me informar a condição do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)?O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ...
QULPode informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)?As vagas em... (lugar ou coordenadas) são ...
QUMPosso recomeçar tráfego normal?Pode recomeçar tráfego normal
   
PERIGO
QUFRecebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas
QUMPosso recomeçar tráfego normal?Pode recomeçar tráfego normal
   
BUSCA E RESGATE
QSEQual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento?O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... números e unidades
QSFVocê realizou salvamento?Eu realizei salvamento e estou seguindo para a base com ... pessoas feridas necessitando de ambulância
QTDO que recolheu o barco ou a aeronave de salvamento?... (identificação) recolheu:
1) ...(número) sobreviventes;
2) restos de naufrágios;
3) ... (número) cadáveres
QTWComo se encontram os sobreviventes?Os sobreviventes se encontram em ... condições e precisam urgentemente ...
QTYVocê está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo quando espera chegar?Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas (em ... data)
QTZVocê continua a busca?Continuo a busca de ...(aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços)
QUISuas luzes de navegação estão acesas?Minhas luzes de navegação estão acesas
QUNSolicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou (nas proximidades de ... latitude, ... longitude) ou (nas proximidades de ...) favor indicar sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade?Minha posição rumo VERDADEIRO e velocidade são ...
QUODevo efetuar busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?
Efetue busca de:
1 - aeronave
2 - navio
3 - embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)
QUPQuer indicar sua posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastro de fumaça
3 - sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
1 - refletores
2 - rastos de fumaça
3 - sinais pirotécnicos
QUQDevo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem piscando se possível e caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso pouso?Por favor, oriente seu refletor para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste minha aeronave, dirija seu facho contra o vento (ou solo) para facilitar seu pouso
QUROs sobreviventes:
1 - receberam equipamentos salva-vidas?
2 - foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3 - foram encontrados por um grupo de salvamento de terra?
Os sobreviventes:
1 - receberam equipamentos salva-vidas lançados por ...
2 - foram recolhidos por embarcação salvamento3 - foram encontrados pela unidade de salvamento de terra
QUSVocê avistou sobreviventes ou destroços?
Em caso afirmativo, em que posição?
Avistei:
1 - sobreviventes na água
2 - sobreviventes em balsas
3 - destroços na latitude..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação)
QUTFoi marcado o local do acidente?A posição do acidente está marcada por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ...(especificar qualquer outro sinal)
QUUDevo dirigir o navio ou aeronave para minha posição?Dirija o navio ou aeronave... (indicativo de chamada):
1 - para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada em traços longos em ... KHz (ou ...MHz)
2 - transmitindo em ... KHz (ou ... MHz) o rumo VERDADEIRO para chegar … você
QUWVocê está na área de busca designada como ... (nome da zona ou latitude e longitude)?Eu estou na área de busca ...(designação)
QUYFoi marcada a posição da embarcação de salvamento?A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:
1 - baliza flamígena ou fumígena
2 - bóia
3 - produto corante
4 - ... (especificar qualquer outro sinal)
   
IDENTIFICAÇÃO
QTT


O sinal de identificação que segue se sobrepõe … outra emissão

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!