UMA EXCELENTE EXPLANAÇÃO SOBRE RADIOAMADORISMO


De: Rafael Augusto
Enviadas: Terça-feira, 1 de Junho de 2010 11:08:27 Assunto: Rádio Mundial !!
Qual equipamento de rádio mínimo, um grupo mundial de, pessoas deveria adquirir para poder operar em todas as partes do planeta ?
(Montanhas, praias, desertos, geleiras, picos, lagos, rios, florestas, etc.)

Têm que, ser um rádio de fácil manutenção em qualquer país do mundo !!
E, NÃO pode denpender de rêdes (satélite, celular, etc.), pois, terá de funcionar autonomamente !!


Olá, Rafael Augusto.
Respondendo tecnicamente tua pergunta: “Equipamento de rádio mínimo e autônomo para operar em todas as partes do planeta”, nas condições que você descreveu, não existe. Aliás, se existisse, já haveria exploração comercial de tal sistema...
Equipamentos de radiofreqüência dependem da propagação e também das frequências de utilização, e cada uma delas tem suas particularidades; em algumas frequências, até possível, em determinados períodos do dia, conversar com o outro lado do mundo, mas não em locais próximos; já outras frequências, você consegue conversar em distâncias próximas, mas não distantes.
Diante disso, as melhores formas de COMUNICAÇÃO para o que você pretende são a internet e a telefonia celular, hoje globalizadas e disponíveis no mundo todo. Mas com  cu$to$ por isso...
No entanto, percebo que por desconhecimento nessa área você cometeu um equívoco muito comum entre pessoas leigas em relação ao rádio: você confundiu “UTIZILAÇÃO de RADIOCOMUNICAÇÃO com “RADIOAMADORISMO”. Portanto, sou obrigado a te esclarecer:
RADIOAMADORISMO não é uma forma de “CONVERSAR VIA RÁDIO”, mas sim uma CIÊNCIA devotada à EXPERIMENTAÇÃO VIA RÁDIO. Ou seja, EM REGRA,  Radioamadores são pessoas que montam seus próprios equipamentos e antenas; o fato de alguns deles também terem equipamentos comerciais para utilizarem é mero DESVIRTUAMENTO, aceito até por COMODIDADE em experimentações de DX, modos digitais e outras modalidades mais complexas para equipamentos caseiros, mas isso é (ou deveria ser...) mera EXCEÇÃO! Pena que muitos radioamadores (nesse caso, com "R" minúsculo mesmo!) não se lembrem disso!
Para não me estender nessa mensagem, sugiro a leitura do seguinte artigo:
E para você ter certeza de que Radioamadores não são apenas “pessoas que ficam conversando via rádio”, aqui vai uma relação de alguns colegas que podem exemplificar a importância dessa ciência:
Um forte abraço!
Adinei, PY2ADN

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!