Radioamador e Internet


domingo, 25 de janeiro de 2009

Rádio amador e internet

O primeiro contato que tive com a virtualização, foi na infância, com o aparelho rádio-amador de meu pai. Ele era um homem inquieto, por vezes inquieto demais, e no afã de conhecer e viajar, mas sem poder, conheceu um grupo de rádio-amadores e se apaixonou pelo processo de poder falar com diversas pessoas Brasil (e mundo) afora. E assim, montou uma pequena estação em casa e no seu carro.

Eu, criança e curiosa, achei interessantíssimo aquele 'telefone' em que você 'sorteava' a pessoa que iria falar com você. E ao lado dele, conversei com diversas pessoas, conheci muita gente, trocamos selos, figurinhas e cartões postais que guardo com carinho até hoje.

Desta atividade com meu pai, me rendeu uma viagem à São Paulo, numa boléia de caminhão. O dono do caminhão mandou pegar meu pai, e eu, mais que rápida, fiz minha mala e disse que ia com ele. Tinha eu sete anos na época. Minha mãe enlouqueceu, mas, a despeito de perder um mês de aulas, não me fez perder um mês de vida: Fui para são paulo. E foi maravilhoso!

Hoje em dia, ainda temos os rádio-amadores, geralmente caminhoneiros, e este muitas vezes é o único meio de comunicação no vazio das estradas desse país. E temos também o msn, icq, messengers, google talk e uma infinidade de maneiras de nos comunicarmos hoje com o mundo todo.

E o que eu sinto falta do rádio amador, pois vejo muito pouco na vida da net, é o companheirismo e a camaradagem que existe no rádio: O rádio-amador estava sempre preparado a ajudar, a dar informações corretas, a auxiliar e vi meu pai, muitas vezes, ligar para alguém pedindo ajuda para um cara que estava na estrada, ou encontrando um parente perdido numa cidade vizinha...

Na net o que temos é o que eu chamo de 'umbiguismo' das relações: Cada um está somente preocpado com seu bem-estar, com sua satisfação, e o outro que se dane: Quantas vezes não vi em salas de bate papo, alguém com algum problema de janelas e o pessoal responder "digita alt+f4" (o que fecha a janela ativa, ou seja, a janela do bate papo) e ficarem a rolar de rir quando o coitado 'caía' da sala, numa eloquente amostra da maldade e do desrespeito ao outro.

Acho que a gente tem muito o que aprender com os rádio-amadores.

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!