Jovens do Educando de Indaiatuba têm aulas sobre Rádioamadorismo


Extraído de: Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Alunos do projeto "Educando para a Vida", da Secretaria de Defesa e Cidadania de Indaiatuba, começaram a ter aulas sobre Radio Amador. O curso tem 18 estudantes, entre 10 e 12 anos, divididos em duas turmas, uma das 9h às 11h e outra das 14h às 17h, no polo do Lauro Bueno. As aulas acontecerão durante todo o ano.
Segundo o professor e radioamador há sete anos, Paulo Cesar Feijão, o objetivo é ensinar as técnicas e orientar para que a função possa ser usada também de forma responsável e cidadã. "Há muita bagunça na freqüência de radioamador, sendo que ela pode ser utilizada com objetivo social. Por exemplo, em momentos de catástrofes pelas chuvas ou no caso do terremoto do Haiti, onde os meios de comunicação convencionais não funcionam, o radioamador continua em operação. O radioamador é o meio de comunicação emergencial mais seguro", explica ele.
Feijão argumenta que para colocar o sistema em operação basta um carro como fonte de energia e uma antena específica para o equipamento que pode estar acoplada no veículo. Serão apresentados também conteúdos sobre legislação da Anatel, o código internacional "Q" e o alfabeto fonético da ONU. "Queremos tentar conseguir a licença para eles. Cada criança a partir dos 10 anos de idade e que tenha a autorização dos pais pode fazer o teste para se habilitar", comenta.
Par a preparação a primeira avaliação do curso acontece em 20 de fevereiro e será uma prova prática. Haverá uma estação de Rádio Amador montada na Estação e outra em uma casa do CDHU, no Cecap e os alunos serão sabatinados. "Faremos uma prova prática para ver o aproveitamento que eles têm", disse Feijão.

  Edison Pegoraro
     PU2POW - 3GB016
   GG66nt - Jundiaí - SP
http://twitter.com/pegored
http://www.blogdopegoraro.blogspot.com/

EM TEMPO: São Atitudes como esta que nos honra em ser RADIOAMADOR, sigamos o exemplo do nosso colega Paulo César, PU2SNR, não vamos ficar esperando que algo aconteça, vamos fazer acontecer

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!