Como se tornar um Radioamador?

A atividade de radioamador é regida por uma legislação própria, sob coordenação do Ministério das Comunicações, cuja aplicação e fiscalização está a cargo da ANATEL. Essa legislação divide a atividade radioamadorística em três classes distintas, a saber: A, B e C.
Para cada classe o candidato deverá preencher alguns requisitos básicos, que variam em conteúdo e complexidade conforme podemos ver abaixo:

1 - Requisitos para ingresso na classe C:
• Ser maior de 10 anos;
• Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética operacional;
• Além disso tem que estudar a linguagem Q e o Alfabeto fonético Internacional.

2 - Requisitos para ingresso na classe B:
• Ser maior de 18 anos ou, se menor, portar Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) classe C expedido há pelo menos dois anos;
• Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW).

3 - Requisitos para ingresso na classe A:
• Ser portador de COER classe B expedido há pelo menos 1 ano;
• Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW);

A classe C pode era considerada a "classe de acesso" em virtude de a maioria dos novatos procurar ingressar no hobby prestando prova para ela. Entretanto, nada impede o ingresso de um novato direto pela classe B. Bastará, para isso, que o interessado esteja disposto a estudar um pouco mais e, também, a praticar o CW.
É importante, contudo, esclarecer que não há possibilidade de ingresso direto na classe "A" pois, como já dito acima, é necessário ser classe B há pelo menos 1 ano.
Acerca da dificuldade dos exames, não se preocupe. Nada que um pouco de estudo e dedicação não resolvam. (veja abaixo links para apostilas de estudo).
Após a sua aprovação, será hora de expedir seu COER, o que deverá ser requerido junto à ANATEL. Uma vez feito isto você já estará apto a operar uma estação de radioamador e poderá, inclusive, ter a sua própria! Para isso você deverá ter uma "Licença Para Funcionamento de Estação", que também é emitida pela ANATEL. Essa licença é o documento que o autoriza a instalar e operar sua própria de estação de radioamador, que poderá ser fixa (instalada em casa), móvel (instalada no carro, na moto, etc...) ou móvel portátil (levada com você "no bolso" - HT).
Para a emissão do COER, bem como para a emissão de Licença Funcionamento de Estação de radioamador são cobradas taxas pela ANATEL, bem como anualmente é cobrada a "Taxa de Fiscalização do Serviço de Radioamador". Mas fique tranqüilo, os valores não são de assustar.
E finalmente você deverá comprar um rádio (caso ainda não tenha um). Se necessitar de orientação acerca de qual o equipamento ideal para você, não hesite. Peça ajuda a um colega radioamador mais experiente. Ele ficará feliz em poder ajuda-lo!
As informações aqui prestadas pretendem apenas dar um panorama geral do que é necessário para se tornar um radioamador. Informações oficiais e mais detalhadas deverão ser obtidas diretamente LABRE do seu Estado, que é a instituição representativa dos radioamadores do Brasil. Todos os exames podem ser feitos na LABRE.
As provas são agendadas conforme a demanda, entre em contato com a LABRE para saber quando serão os próximos exames.
Os exames realmente não são difíceis, contudo você tem que ter estudado, elas não tem pegadinhas mas se você não leu o assunto que é bastante lógico, então a prova vai ficar longa. Leia e estude todas as apostilas e pronto, fica mais fácil.
Algumas LABREs oferecem cursos, mas em geral estudar as apostilas e entrar em contato com outros radioamadores para tirar suas dúvidas são suficientes para prepará-lo para os exames.
Ao obter êxito na prova, dirija-se à ANATEL e solicite os documentos. Você será orientado a pagar as taxas e depois escolher seu INDICATIVO de CHAMADA, ou seja como sua estação de radioamador se identificará.
Em outra data irá receber os documentos que são o COER (Licença de radioamador e a Licença da estação).
Todo início de ano a taxa de fiscalização da estação deve ser paga. Para isso, ou aguarde o boleto chegar no seu e-mail ou acesse o site da ANATEL, se cadastre e imprima o boleto para pagamento. O não pagamento da taxa anual implica depois de certo tempo na revogação da licença para a estação.

Material de Estudo:
Apostila de Técnica, Ètica Operacional e Legislação
Exame - Simulado com Questões e Testes

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!