Divulgar escuta pode complicar a sua vida......

Mais um Texto com extrema clareza e bom senso de nosso amigo Adalbetro, da nossa forma de agir como Radioamadores. Reflitam muito a respeito desse assunto.

Edison Pegoraro

 

Caros amigos,

 

O recente acidente com a aeronave do voo AF447, nos mostrou um exemplo sobre o qual devemos meditar muito, em relação ás nossas responsabilidades como radio escutas.

É fato notório, que muito dexistas monitoraram os canais de comunicação do serviço de salvamento aéreo da FAB, e acompanharam as atividades de localização e resgate

Isso é algo perfeitamente legal e que pode ser feito por qualquer cidadão que disponha de meios tecnológicos para isso.

Paralelamente, um radioamador, baseado em Fernando de Noronha, fazia parte, semi-oficialmente, das comunicações no trabalho de salvamento levado á cabo pela FAB.

Este radioamador, pessoa de alta reputação e inestimáveis trabalhos prestados em situações similares, tendo inclusive, recebido condecorações militares por estesserviços; em um dado momento das buscas, e movido pela mais límpida das boas intenções, revelou á imprensa informações das comunicações que havia captado.

No afã de se mostrar útil, de querer ajudar, este colega nosso, incorreu em um grave erro, passível até de punição legal, pois a lei proibe a divulgação das escutas feitas.

No momento seguinte áo fator de ter revelado que se encontraram os primeiros destroços da aeronave, sua estação ficou apinhada de reporteres, e ele passou a quase nem ter mais condições de operar a mesma, ou até ter um momento de paz.

Foi obrigado a cortar completamente esta relação com a mídia, e á partir dai não mais se manifestou através dela, se reservando a contatos com as esferaws oficiais.

O episódio gerou interferências diversas na comunicação, pois até a revelação das frequências de comunicação dos serviços, acabaram atrapalhando as operações que eram efetuadas, pois apareceram muitas emissoras ilegais, interferindo nas frequências de comunicação do serviço de salvamento (existem os bons e tam bém os maus radioamadores, como em todas as atividades da vida).

Trago a história á baila, nesta lista, para que, como radio escutas, tenhamos sempre acesa a chama do discernimento, para que não sejamos, pegos neste tipo de falha, tal como nosso colega radioamador, que mesmo sem ter a mínima intenção de agir á margem da lei, acabou realizando algo que a legislação proibe.

Pessoalmente, podemos achar uma lei correta ou injusta, concordar ou não com ela, mas jamais, em hipótese alguma podemos infrigir uma lei estabelecida.

E em se tratando de comunicações militares, agir contra a lei é uma questão de estar atentando contra a segurança nacional.

Fica aqui o alerta, para que todos tenham sempre em mente, que devemos agir com muita cautela, quando monitoramos comunicações oficiais... até na confecção dos LOGs, devemos nos lembrar que podemos mencionar a escuta, mas nunca revelar o conteúdo das mesmas.

 

Um abraço a todos,

 

Adalberto Marques de Azevedo

Barbacena - MG

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!