Estação Espacial Internacional evacuada durante 11 minutos

Susto

Estação Espacial Internacional evacuada durante 11 minutos

 

A Estação Espacial Internacional foi esta quinta-feira 12/03/09, evacuada durante onze minutos após um alerta de colisão iminente com destroços à deriva no espaço. Entretanto, a agência espacial russa informou que a tripulação regressou à nave

A tripulação de três astronautas tinha tomado refúgio numa cápsula Soyuz, exterior à nave, após um alerta de colisão iminente, mas já regressou à estação espacial.

«A tripulação já não corre risco algum e os destroços já passaram ao lado da estação», declarou um porta-voz da agência espacial russa.

«Eles nem sequer tiveram tempo de separar a Soyuz da estação e estiveram lá sentados durante apenas dez minutos», disse a mesma fonte, que assume não saber de onde terá partido o pedaço metálico que esteve em rota de colisão com a estação.

O susto foi causado por uma peça de 'lixo espacial' de apenas dois centímetros e meio de largura, mas que orbita a uma velocidade capaz de infligir graves danos na estação, pondo em risco a vida dos astronautas.

Nos últimos meses, tem aumentado a preocupação quanto a incidentes do género, com a órbita terrestre cada vez mais 'poluída'.

A 10 de Fevereiro, dois satélites colidiram  a mais de 42 mil quilómetros por hora, 789 quilómetros acima da Sibéria, lançando milhares de pedaços de metal em todas as direcções. Um dos satélites era um aparelho russo desactivado, que se suspeitava orbitar fora de controlo.

Em Janeiro de 2007, um teste de um míssil chinês, que destruiu um satélite desactivado, criou mais de um milhão de pedaços de 'lixo espacial'.

A probabilidade de uma colisão entre os destroços e uma nave tripulada continua a ser considerada muito baixa, mas o facto de um acidente deste género oferecer pouca ou nenhuma esperança de sobrevivência preocupa as agências espaciais de todo o mundo.

SOL.com agências

 

 

 

POSTAGENS POPUPARES

POSIÇÕES APRS - APRS.FI

.

Resumo para o "Solar-Terrestrial Data"

Variações no campo magnético da Terra são medidos por magnetômetros.
Dois índices são calculados:
Índice K - Faixa de 0 a 9, 0 é calma
Índice A - Usa a média das 8 leituras do índice K, Faixa de 0-400
Geralmente um Índice A igual ou inferior a 15 ou um índice K igual ou inferior a 3 é o melhor para a propagação HF.
Elevados índices A e K reduzem as MUFs, mas ocasionalmente MUFs em baixas latitudes podem aumentar quando os índices A e K são elevados.
Veja no quadro acima, tanto os dados relativos a data de hoje (UTC), quanto a faixa de variação dos índices K e A:

ESTAÇÕES QRP

Loading...

VIDEOS SOBRE APRS

Loading...

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou? Divulgue o GRAJU!